out 09

TRATAMENTO ALCOOLISMO

ALCOOLISMO

Os princípios fundamentais que regem a Comunidade Terapêutica Vitta são: o AMOR, DISCIPLINA, ESPIRITUALIDADE, RESPONSABILIDADE, LIBERDADE, e TRABALHO, visando as mudanças de comportamento necessárias para uma melhor qualidade em todos os aspectos de vida e da vida de seus familiares e amigos.

Dez por cento da população brasileira sofre com o alcoolismo, os homens estão à frente nessa estatística com 70% dos casos, enquanto as mulheres correspondem a 30%. “O alcoolismo é a doença mental mais comum no mundo”, afirma OMS (Organização Mundial da Saúde).

O alcoolismo é classificado como uma doença crônica que pode resultar em sérios comprometimentos psicológicos, cerebrais, fisiológicos e também levar à morte. Para garantir resultado, a doença é tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram a pessoa a desenvolvê-la.

O tratamento reúne etapas importantes, como: desintoxicação; psicoterapia; ressocialização, na qual o paciente é preparado para o retorno ao lar e a sociedade.

1. PERFIL DO PACIENTEO primeiro e mais importante passo no tratamento é a avaliação inicial: além, obviamente, de um exame da situação instituto do cliente, será necessário investigar as áreas de funcionamento do indivíduo (familiar, ocupacional, social, médica, psiquiátrica, forense, entre outras…). Para isto a necessidade dos exames laboratoriais, que hoje são exigidos por lei.Com base nesta primeira avaliação, podemos determinar o grau de comprometimento do cliente com a dependência, ter uma primeira idéia de seu engajamento com o tratamento.
  2. PROJETO TERAPÊUTICONo caso do alcoolismo temos a priori toda a atenção voltada para a SAA (síndrome de abstinência alcoólica), síndrome esta que no caso do álcool pode evoluir para complicações mais graves.Nosso Projeto Terapêutico trata o alcoolismo em todas as suas variáveis: doenças relacionadas, auto-estima fragmentada, comprometimento da atividade cerebral, e outras complicações causadas pelo consumo do álcool. Buscamos, por meio de um treinamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias, levar o recuperando a entender sua realidade interior, resgatar sua auto-estima, e assim se reajustar à sociedade. Resgatar a saúde psíquica e emocional é o nosso foco, motivando o cliente na reestruturação sua vida, adotando novos hábitos, saudáveis e produtivos, criando assim relações sociais estáveis.
  3. FASES DO TRATAMENTO Primeira fase: Desintoxicação
    Em nossa Comunidade Terapêutica, o primeiro passo é o processo de ajuda ao dependente químico na fase da desintoxicação e síndrome da abstinência; contamos com profissionais para esta etapa que é a mais dolorosa para o dependente químico.Segunda fase: Reabilitação psicológica
    Para a continuidade do tratamento do dependente químico, não basta parar com o consumo das drogas ou do álcool, precisamos resgatar no dependente químico a capacidade de pensar com clareza, estimular seu desenvolvimento e sua auto-estima. O dependente químico precisa descobrir que existe uma maneira saudável de viver sem as drogas; esta é a principal fase do tratamento.Terceira fase: Reinserção social
    Nesta fase, o dependente químico volta a ter contato com a sociedade, desta vez com uma visão positiva da vida. Durante este período o recuperando faz visitas terapêuticas, retornando ao convívio com a família. Em seu retorno a comunidade o dependente químico trabalha com a equipe as dificuldades encontradas até atingir o equilíbrio necessário para uma vida saudável.